Bate-papo sobre desenvolvimento sustentável inicia Semana do Meio Ambiente na FSG

“Ações e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável” foi tema de mesa redonda que abriu a Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), nesta segunda-feira, 07, no Auditório da faculdade. O bate-papo foi aberto à comunidade caxiense e contou com acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental e Jornalismo.

A mesa redonda foi mediada pelo professor dos cursos de Direito e Engenharia Ambiental, Fábio Scopel Vanin, e composta por Adivandro Rech, secretário de Meio Ambiente de Caxias do Sul, Nério Jorge Susin, representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental, e Luciano Nunes Suminski, diretor da agência Evolução Comunicação e Marketing.

Os convidados apontaram que o desenvolvimento sustentável é uma construção coletiva, portanto as ações de responsabilidade devem ser feitas por todos. “Não há como separar a economia ou a sociedade das questões ambientais, pois um afeta o outro”, comentou Susin.

Para Suminski, o modelo econômico no qual estamos inseridos dificulta o desenvolvimento sustentável, pois tem foco no lucro. “Muitas empresas fazem campanha verde, no entanto, a própria cultura organizacional a aplica. Precisamos de uma mudança de cultura”. Suminski acrescenta ainda que as empresas convencionais deveriam se espelhar na economia criativa, modelo que gera desenvolvimento e crescimento econômico ao promover inclusão social, diversidade cultural e sustentabilidade.

Adivandro Rech afirma que as percepções ambientais de profissionais de diferentes áreas são interessantes, pois a questão da sustentabilidade está cada vez mais presente e envolve todos os segmentos. “Estamos vivendo uma crise, mas antes de ser econômica, é ética e moral. Além dos resultados, os motivos pelos quais fazemos algo também são importantes e devem ser corretos. Por isso, nosso principal trabalho é fomentar uma cultura de proteção ambiental”.

O evento continua nos dias 08 e 09 com a ação “Sensibilização sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti” e a “Mostra: Sustentabilidade” segue até o dia 10 no Espaço Cultural no Prédio A.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s