Conheça as APSs da Comunicação

Ao longo do semestre, os acadêmicos da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e da Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha (FTSG) desenvolveram Atividades Práticas Supervisionadas (APS). As áreas de conhecimento contempladas foram Saúde, Negócios e Gestão, Comunicação, Tecnologia e Inovação, Ciências Jurídicas e Sociais. Os melhores trabalhos foram selecionados para participar do Desafio FSG, que aconteceu nos dias 5 e 6 de julho no Prédio A da faculdade.

Ao todo foram 59 trabalhos que receberam visitação do público e foram avaliados por um júri oculto e especializado em cada área de conhecimento. O resultado dos vencedores será divulgado nesta quinta-feira, 07, às 19h30 no Auditório da FSG no Prédio F. As premiações são 1º, 2º e 3º lugar, Menção Honrosa e Selo de Responsabilidade Social. Na disputa, há 11 trabalhos de alunos de Comunicação, conheça um pouco sobre eles:

– Seja um Super-Herói, Doe calor!

IMG_9840.JPG

Adrian Thuan da Silva Gonçalves, Aline Andriele Faria Giequelin, Ana Paula de Vargas Lima e Diego dos Santos Simonetto, do curso de Relações Públicas, desenvolveram uma campanha de arrecadação de agasalhos na FSG, orientados pela professora Bruna Silveira. Buscando revitalizar o ato de solidariedade no meio acadêmico, além de fazer uma boa ação para famílias carentes, a campanha arrecadou aproximadamente 500 peças de roupas.

 

– Descaracteriza Caxias

IMG_9811.JPG

A exposição fotográfica “Descaracteriza Caxias” apresentou uma comparação de fotos antigas e atuais de alguns pontos históricos do município para compartilhar as transformações ocorridas ao longo do tempo nesses espaços. As fotos atuais foram feitas pelo grupo composto pelos estudantes de Jornalismo Meline Mella, Pedro Gutteres Nunes e Vanessa Pedroso Gomes, orientados pelo professor Luiz Carlos Erbes.

 

– Caxias bela o ano todo. Porque cada dia o belo é diferente.

IMG_7842.JPG

Para aproximar e despertar o interesse dos caxienses pelo turismo local, as acadêmicas de Publicidade e Propaganda Eduarda de Paula Adamatti, Geraldine Biazus Borges e Patrícia Silveira, sob a orientação da professora Silvana Gonçalves, criaram um calendário de 2017 com fotos de pontos turísticos da cidade.

 

– Aplicativo FSG

IMG_9875 - Cópia.JPG

O aplicativo FSG foi desenvolvido pelos alunos de Relações Públicas César Henrique Lauxeen, Maria do Carmo Rodrigues Quintino e Suéllen Thaís Kreuz, orientados pela professora Silvana Gonçalves. O aplicativo tem a proposta de facilitar o acesso dos estudantes da faculdade ao portal do aluno por meio de dispositivos móveis.

 

Empoderamento Feminino: a mulher no mercado de trabalho em uma cultura machista

IMG_9865.JPG

Levantando a questão da igualdade de gênero e a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, Daniela Gross de Vargas, de Publicidade e Propaganda, e Rayssa Tayline Silva Borges, de Relações Públicas, realizaram um ensaio fotográfico de mulheres que exercem profissões com percentual maior de homens. As acadêmicas foram orientadas pelo professor Nivaldo Pereira.

 

– Sementes da Imigração, Frutos da Tradição – A influência cultural

IMG_9855.JPG

A acadêmica de Publicidade e Propaganda Raissa Catuzzo Locatelli, sob orientação do professor Marcos Paulo Quadros, realizou uma mostra fotográfica e um estudo etnográfico por meio da observação de uma missa e de um almoço comunitário celebrados na comunidade de Santos Anjos, Farroupilha. A estudante procurou retratar os costumes dos descendentes de italianos da região que dão continuidade às tradições, mas que, ao mesmo tempo, atenua gradativamente a cultura herdada.

 

– Aplicativo MInclui

IMG_9847.JPG

Pensando na igualdade social e inclusão no meio profissional, os alunos Luciano Sartor, Patrick Oderie e Soiane Vohlbrecht, de Publicidade e Propaganda, orientados pela professora Camila Cornutti Barbosa, criaram o aplicativo MInclui. O aplicativo é voltado ao público LGBT para ajudá-los na hora de conseguir uma oportunidade de emprego.

 

– O Gringo

IMG_9876.JPG

“O Gringo”, curta-metragem do acadêmico de Jornalismo Marco Aurélio Studzinki Souto, com orientação do professor Horacio Francisco Rodriguez Fleitas, mostra o olhar do jornalista e cartunista Iotti sobre o personagem característico da cultura popular regional, o “colono” italiano.

 

– Abstinência

Gabriel Radaelli, João Alvori Cardoso e Patrícia Bristot, acadêmicos de Publicidade e Propaganda, produziram curta ficcional “Abstinência” para representar o que acontece no cotidiano de pessoas que passam por dificuldades e, por encontrar saída nos medicamentos controlados, acabam viciadas. Os alunos foram orientados pela professora Silvana Gonçalves.

 

– Cultura BMX

O curta-metragem “Cultura BMX” apresenta o esporte no cenário caxiense, além de incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável e saudável. O curta foi desenvolvido por Bárbara Kosarevitz, de Publicidade e Propaganda, e Kevin de Gasperi, de Jornalismo, sob a orientação do professor Nivaldo Pereira.

 

– Tradicionalismo

Os alunos de Publicidade e Propaganda Bernardo Pistorello Mottin, Brenda Rodrigues de Almeida, Gesiel Rodrigues Antunes e Rubens Vargas produziram um curta documental para descobrir o grau de envolvimento e conhecimento de universitários de Caxias do Sul com o tradicionalismo gaúcho, comunidades de MTG e demais questões culturais. Os alunos foram orientados pelo professor Marcos Paulo Quadros.

 

Fotos: Agência Experimental

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s