Comunidade participa do Dia da Responsabilidade Social na FSG

O Dia da Responsabilidade Social no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) ocorreu na tarde desta quinta-feira, 15, com a participação da comunidade e dos Projetos Pescar FISA e Hospital Pompéia. Organizado pelo Comitê de Responsabilidade Social da FSG, professores e alunos ministraram ao todo três oficinas e ofereceram nove serviços, entre eles de saúde, jurídico e de ecologia.

Foram realizadas oficinas de desenho, de aproveitamento integral de alimentos, de elaboração de currículo e preparação para entrevistas. Além disso, aconteceram consultas e orientação jurídica, orientações sobre separação de lixo, avaliações posturais e de flexibilidade, exames de glicose, orientação de higiene bucal, mau hálito e autoexame de câncer bucal, terapia ocupacional, verificação de pressão e orientações sobre risco cardiovascular, sobre cuidados de idosos com Alzheimer e sobre atividades do dia a dia.

As atividades foram bem aproveitadas pelos quinze jovens do Projeto Pescar FISA. “Nosso projeto é um curso profissionalizante para jovens de 16 a 19 anos em vulnerabilidade social. Nele há 60% de desenvolvimento pessoal e 40% de desenvolvimento técnico e profissional, então todas essas atividades acrescentam muito ao aprendizado deles”, comentou a educadora social Giovana Bertolucci.

Para Jaqueline Borges, de 18 anos, também do Projeto Pescar FISA, foi gratificante participar desse dia, já que pode aprender coisas novas. “Ter esse contato e aprendizado estimula as pessoas a se cuidarem mais, além de ser um incentivo aos alunos que estão aplicando esses serviços, pois é uma experiência profissional na prática”, acrescenta.

Acadêmicos de Odontologia da FSG participaram da oficina de aproveitamento integral de alimentos. “Aprendemos a usar ingredientes que geralmente são jogados fora, mas que podem ser aproveitados. Fizemos um doce da casca do abacaxi, por exemplo. Foi muito divertido conhecer essas técnicas novas na cozinha, além de que isso tem tudo a ver com a nossa área”, comenta Elisa Schmitz que está no segundo semestre.

De acordo com a professora Raquel Finkler, membro do Comitê de Responsabilidade Social da FSG, é importante a instituição se envolver com a comunidade para que os alunos tenham esse contato com as pessoas e sejam estimulados a fazer voluntariado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s